Sua Marca
5 Pontos para Analisar Antes de Começar um Negócio
Antes de começar um novo negócio separe algum tempo para analisar os pontos abaixo e entender se sua vontade de iniciar essa aventura é uma boa ideia ou não. A análise de negócio é subjetiva, mas utilizando a análise desses pontos podemos tornar o processo mais objetivo.
1 - Tamanho e Competição do Mercado
Um dos principais pontos a serem analisados antes de começar um negócio é sem dúvida o tamanho e competição do mercado.
Mas por que os dois devem ser analisados de forma conjunta-- . Simples, para que você consiga projetar qual o potencial de receita desse negócio.
Pense no seguinte exemplo:
Você quer desenvolver uma mochila para determinado nicho de pessoas. Digamos que no Brasil este mercado seja responsável por 2 milhões de vendas por ano, com uma receita total de 300 milhões de reais. Atualmente existem 5 empresas que dividem as fatias do mercado da seguinte forma:
Empresa A → 40% → 120 milhões
Empresa B → 30% → 90 milhões
Empresa C → 20% → 60 milhões
Empresa D → 5% → 15 milhões Empresa E → 5% → 15 milhões
Após pesquisa de mercado, você tem entende que consegue desenvolver a empresa de modo que em 5 anos tenha 3% do mercado. Desta forma, está mirando em uma receita de 9 milhões por ano. A partir desta análise inicial, você já pode ter mais segurança se os gastos iniciais da operação guardam relação com a projeção de receita. De forma geral, você pode fazer a primeira análise sobre a viabilidade no desenvolvimento do negócio.
2 - Barreira de Entrada
A barreira de entrada é ponto de muita atenção, visto que se você desenvolver algo de simples, há uma grande probabilidade de ter inúmeros concorrentes em pouco tempo, reduzindo assim sua participação de mercado e muitas vezes inviabilizando o negócio.
Vamos ao seguinte exemplo:
José criou um software que através da leitura da íris, consegue identificar se um paciente está com alguma doença. Ele começou a desenvolver o negócio e teve uma rápida resposta do mercado, se tornando um sucesso de vendas. Ao conhecer essa ideia, você pensa em desenvolver algo parecido e pegar uma fatia do mercado para você. Entretanto, há uma nítida barreira de entrada neste caso que é a capacidade técnica. Para desenvolver um negócio parecido você precisará de alguém que entenda como desenvolver tal tecnologia.
3 - Canais de Aquisição e seus custos
Sem dúvida um dos pontos mais importantes e responsável por criar o fluxo de recurso financeiro para a empresa é o canal de aquisição.
Canal de aquisição nada mais é do que um canal de captação de clientes. É através dele que seus clientes serão captados e neste momento pagarão pela sua solução.
Imagine por exemplo o caso do Antônio que está abrindo um escritório de contabilidade. Para ele captar clientes ele poderá utilizar de formas pagas ou gratuitas.
Como forma paga ele poderá fazer publicidade online ou offline e desta forma captar clientes através de um custo pela aparição da marca de sua empresa em revistas físicas, campanhas na busca do Google ou anúncios no Facebook.
Como forma gratuita ele poderá fazer parcerias com pessoas e empresas que atuem em atividades correlatas, como por exemplo fazer parcerias com empresas de capacitação de empreendedores, onde a empresa de contabilidade do Antônio será divulgada. Ora, em algum momento alguns dos estudantes do curso iniciarão seus negócios e é nesse momento que Antônio será contactado.
Outra forma de aquisição de clientes é através de conteúdos gratuitos. Esses conteúdos podem ser fornecidos através de palestras, workshops ou até mesmo blogs com alguns artigos relevantes para o público alvo. Desta forma, o público é atraído pelo conteúdo correlato, mas depois é atingido pela exposição da marca e irá contratar a solução de Antônio, caso esteja no momento de compra.
4 - Medir o peso Regulatório
Quanto menor for o peso regulatório, melhor será para a saúde do negócio. Se você está pensando em desenvolver algo que ainda seja incerto na visão da administração pública preste atenção à luz vermelha que se acende.
Questões regulatórias permeiam inúmeros mercados, mas algumas vezes a modificação de entendimento gestor público pode causar um impacto desastroso na operação da empresa.
O exemplo mais recente e de maior repercussão é o Uber. O aplicativo de transporte causou profundas modificações na mobilidade e um grande impacto na atividade econômica de inúmeros taxistas ao redor do mundo. Nos primeiros anos de operação foram inúmeros protestos, proibições, carro apreendidos até que ocorresse a legalização da operação no Brasil.
Entretanto essa não é a realidade em todos os países. Em alguns lugares o aplicativo funcionou legalmente até que o poder público decidiu proibir sua operação nacional. Na Dinamarca por exemplo o aplicativo funcionou por 3 anos, até que os reguladores do país decidiram proibir sua operação por causa de legislação de taxi que criou novas exigências para motoristas, como o uso obrigatório de taxímetros.
Ou seja, se puder fuja do peso de aspectos regulatórios!!
5 - Domine o seu mercado
Este último talvez seja o mais importante de todos, pois é através dele que todos os outros se tornarão visíveis. O domínio a que nos referimos é um conhecimento que pode ser adquirido de diferentes formas.
Prévia atuação no mercado → A primeira forma de ter domínio no mercado é já ter atuado nele. Conseguir entender seu histórico, panorama atual, oportunidades e ameaças lhe traz uma grande vantagem frente aos seus concorrentes e maior probabilidade de êxito.
Profunda imersão no novo mercado → Outra forma de dominar o mercado que se está entrando é imergir nele. Estudar operação de outras empresas da área, fazer bechmarking, criar networking e estar constantemente atualizado de qualquer aspecto relacionado ao novo ambiente. Em alguns casos também é recomendada contratação de consultoria especializada.
Seguindo um dos dois caminhos a aventura de empreender se torna menos arriscada e mais planejada, com a possibilidade de criar road maps, estratégias com base em mercado e metas a serem atingidas.