Sua Marca
A importância de um designer de marcas

A logomarca constitui a identidade de uma empresa. É por meio dela que os consumidores a conhecerão. Para criar uma logomarca de sucesso, importante levar isso a sério e contratar um profissional de verdade. Um dos erros que empresas cometem é não contratar um profissional da área e sim um conhecido, parente, amigo, em suma, um leigo para criar a logomarca.
Segundo o site Una, a logomarca consiste no conjunto de elementos gráficos e nome que representam uma marca. Exemplo: maçã da Apple; cavalo da Ferrari, raio do Nescau, dentre outros. A logomarca deve ser criada em consonância com a mensagem que a mesma quer passar para o mercado, público e concorrentes. A logomarca vai acompanhar a empresa durante toda a sua jornada.
Segundo o site Thatto Comunicação, o design da marca está intimamente ligado com a identidade visual da empresa. A identidade visual está relacionada a como os clientes vão perceber e identificar os produtos e serviços da empresa.
O designer de marcas é o responsável por fazer o produto/serviço da sua empresa ser único e diferenciado perante as demais. Segundo o site Thatto Comunicação, existem cinco vantagens em contratar um profissional de design:
1- Melhora o posicionamento da empresa
Um designer competente, que cria uma marca com uma identidade visual bem pensada, transmite uma personalidade única e marcante, gerando impacto nos consumidores e consequentemente mais receita para sua empresa.
2- Ajuda a construir uma imagem sólida da marca
Uma logomarca bem construída cativa o público e gera uma credibilidade e reconhecimento do mesmo.
3- Possibilita um diferencial competitivo
Uma boa marca pode ser um enorme diferencial na tomada de decisão do cliente em adquirir um produto ou contratar um serviço.
4- Reduz os custos
Se as estratégias de divulgação do produto/serviço forem eficazes, aliadas a um bom design de marcas, isso atrairá mais clientes. Nem sempre o preço pesará mais. Um bom design, mais estratégia de divulgação gerarão vendas que aumentarão a fonte de receita da empresa e diminuirá seus custos.
5- Agiliza a entrada no mercado
Com uma boa marca, os clientes logo a reconhecerão. Por essa razão, é muito bom que se invista em um bom profissional de design que faça uma marca definitiva. Evite usar logomarcas temporárias, pois seus clientes não conseguirão identifica-la com seu produto e dessa forma a empresa perderá a sua identidade.
Como fortalecer a marca da sua empresa
Não basta apenas contratar um bom designer e criar uma logomarca cativante. É preciso desenvolver estratégias para fortalecer a sua marca. Segundo o advogado Rafael Americano da Costa, existem os seguintes passos para desenvolve-la:
1- Conheça o seu público
Para sua empresa alcançar o sucesso, é necessário conhecer os seus clientes, as suas necessidades e o seu público-alvo.
2- Qual a mensagem você quer associada a sua marca?
O público associa a sua marca a que valores? Qual diferença a sua empresa quer fazer na vida das pessoas? É muito importante criar uma mensagem clara para que seus clientes compreendam e na qual acreditem. Isso será um diferencial e elevará a sua marca a outros patamares.
3- Conheça a concorrência
Como os seus concorrentes conduzem os seus negócios? Como seus clientes são tratados? Quais os preços cobrados? Qual a forma de divulgação? Quanto mais dados você conseguir, melhor!
4- Qual o seu diferencial?
Perante os clientes deve-se levar em contra 4 aspectos: produto, preço, praça e promoção.
Produto: não importa o que você vende ou serviço que você presta. Com estratégias corretas, o empreendedor obterá sucesso.
Preço: o preço final do seu produto deverá levar em consideração o custo com os fornecedores, sua margem de lucro, demanda e a sua estratégia.
Promoção: quando seu produto/serviço e seu preço estiverem definidos, está na hora de pensar na estratégia de divulgação. Como você divulgará seu produto/serviço? Anúncios pagos, propagandas na televisão, mídias sociais, dentre outros.
Praça: por quais meios o empreendedor conseguirá clientes? Internet? Telefone?
5- Crie um slogan e uma logomarca cativantes
Uma boa logomarca deve possuir uma imagem forte e equilibrada sem informações desnecessárias. O slogan deve refletir o valor que a sua empresa traz ao cliente.
6- Como você irá interagir com o seu público?
Importante o empreendedor pensar como vai aproximar a sua empresa com os seus futuros clientes. Qual o público-alvo do empreendedor? Ao saber qual o público-alvo, a empresa deverá saber qual a estratégia de comunicação, ou seja, como vai conseguir cativar esses clientes.
7- Angariando respeito e positividade para sua marca
É vital que a marca esteja presente na vida das pessoas. Uma marca deve ter uma presença online sólida, não tentar agradar a todos, entregar valor e criar reconhecimento para si.
8- Seja sempre um embaixador da sua marca
É essencial que você assuma o papel de embaixador do seu negócio, espalhando sempre os atributos positivos e a mensagem da sua marca!
9- Nunca deixe de promover a sua marca
Se você não promover a sua marca, seu público-alvo será limitado e seus resultados, também! Uma divulgação eficiente e um produto/serviço de qualidade acarretarão sucesso ao seu negócio.
A importância do registro de marca
O registro da marca no INPI concede direito exclusivo da empresa de explorar a marca em todo o território nacional. Com o registro, a empresa terá o direito de impedir que terceiros explorem a sua marca indevidamente, impedindo a concorrência desleal, além de dar maior credibilidade.
O contrário também poderá ocorrer. A empresa que não registrar a sua marca no INPI, poderá perder o direito de explorar essa marca se um terceiro espertamente a vir, registrá-la primeiro e ainda impedir de você continuar usando-a, podendo ajuizar uma ação judicial. Então, todo o investimento que a empresa fez estará perdido e as chances de ganhar dinheiro por meio da exploração dela, também.
A ausência do registro de marcas poderá acarretar muitos danos para o empreendedor. Um deles é que ele pode estar usando uma marca que pertence a uma outra pessoa/empresa. Como já exposto acima, essa pessoa/empresa poderá exigir que ele pare de utilizar a marca como também poderá ajuizar uma ação judicial e pedir indenização. Outro transtorno ao não registrar a marca é que seu concorrente poderá usar um nome ou logotipo de marca igual ou semelhante ao seu, com riscos desse concorrente registrar primeiro e o pequeno empresário estar impedido de usar essa marca.
Logo, ao não registrar marca, o empreendedor estará correndo o risco de futuramente não desfrutar de tudo que você investiu, tendo prejuízos financeiros, já que a marca constitui a identidade do seu produto/serviço.
O Sua Marca
O registro de marca, como já exposto acima, é um investimento que trará benefícios para a sua empresa e o poupará de possíveis aborrecimentos e prejuízos. Perder o direito de usar a marca equivale a perda de identidade da sua empresa, e em consequência prejuízos financeiros e até a falência da mesma.
Por que não deixar todos esses encargos para uma empresa especializada e assim poder focar em outros assuntos em relação a sua empresa? O Sua Marca é uma empresa formada por uma equipe de advogados com anos de experiência em propriedade intelectual. A empresa nasceu da vontade de fornecer ao mercado uma solução rápida, descomplicada e eficiente para a realização do Registro de Marcas no Brasil. O Sua Marca oferece aos clientes os seguintes benefícios:
Baixo custo;
Garantia de realização do pedido em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento e envio da documentação necessária;
Simplificação do processo de registro da marca;
Monitoramento de todo o processo do pedido junto ao INPI.
Com o Sua Marca, você tem a garantia de que a marca da sua empresa estará protegida. O sua Marca faz esse serviço com muita eficiência e comodidade. Para saber mais acesse: www.suamarca.vc.